Betonatale e blnoliveira
Sou da seguinte opinião: adoro acelerar em lugares onde é propício para tal. Como já falei em outros momentos, eu já dirigi muitos carros na minha vida, até porque onde eu trabalho tem muitos carros de vários modelos e potências. Já tive um Fiesta 2008 1.0L 8v que foi uma grande paixão: silencioso, veloz (embora 1.0L 8v) e, principalmente, econômico. Resolvi, então, adquirir um novo modelo completo e mais potente (famoso modelo PULSE, Top of line da Ford.). Tive várias opções e resolvi comprar o Ford Fiesta pela qualidades que eu já tinha conhecimento. Bom! Não foi bem assim no começo. Ele veio cheio dos problemas e os resolvi cada um deles conforme as possibilidades. O principal problema e que me deixava irritado era a questão da potência. Lembro-me que perdi uma arrancada para um J3 1.4 16V. Queria quebrar o meu carro todo e dizia: poxa! Comprei 1.6L 8V e não um fusca. Comecei a pesquisar na internet e aqui no fórum várias opções, desde chips externos até turbos. Numa pesquisa qualquer encontrei o tal do “repotenciamento/reprogramação/remapeamento de chip”, o qual é feito no interior do módulo. Pesquisa de cá, pesquisa de lá... Contatei várias pessoas até que cheguei no momento em que eu resolvi fazer. Expliquei tudo isso acima ao técnico ao qual realizou o serviço. Ele me disse o seguinte: que conseguiria fazer o repotenciamento em dois aspectos: 1) no limite do motor, andará muito mais, porém não será econômico e a vida útil será menor, porém mais veloz; e, 2) limite aceitável, economia um pouco mais otimizada. Obviamente optei pela segunda opção. O cidadão colocou meu carro no aparelho e começou acelerar até o torque máximo e constatou o seguinte resultado: 106,6cv e 15,3kgfm. Eu questionei que, segundo que eu sabia, eram 107cv e não 106,6cv. Ele pegou o manual e me mostrou que a especificação estava correta. Durante alguns minutos, o técnico configurou toda a injeção eletrônica e alterou a potência. De início ele aumento apenas 06, chegando a 113cv e 16,1kgfm. Ele me disse que dava para colocar mais, pois o motor não estava ainda no limite aceitável e isento de panes. Então, ele aumento para 123 cv e 17kgfm, ou seja, no limite aceitável a fim de ter um torque e potência. Quando ele acelerou de 0 a 100km/h já notei uma diferença enorme, pois antes era em torno de 12 segundos aproximadamente; segundo o teste foi de 9,5 segundos. Evidentemente, eu perguntei se tal potência iria prejudicar, pois era muito veloz. Ele disse que a força de decolagem não tem problema e que o carro foi projetado para trabalhar em potências mais longas, como ele disse: “o carro é de macha longa”, então não teria o porquê de prejudicar. Em seguida eu completei com gasolina e deu uma diferença menor de 6 cavalos, passando a ser 117cv e 16,5kgfm, o qual ele me disse que corresponde um desempenho muito similar ao Punto 1.6 16V e Sandeiro Stepway 1.6 16v. De lá para cá eu já fiz muitas viagens e notei que a força do carro é assustadora, até porque me parece que estou com um Ford Focus ou um carro 1.8L; bem como o consumo que se tornou aproximadamente, em meus cálculos, 10% melhor. Tive sorte de pegar um carro econômico, pois no último balanço que eu fiz na cidade, com gasolina, fez um pouco mais de 13km/l, o que é uma marca bem considerável. Contudo não tive só bônus, tive um ônus também: freios. Eu uso ABS e já pedi para fazer uma verificação nos freios e o consultor na concessionária me disse: anda usando bastante, não é? Pois bem, outro fato que eu notei é o seguinte: onde eu moro tem um shopping chamado Floripa e, em sua frente, tem uma curva bem aberta cuja velocidade máxima é 80km/h e que ninguém a faz nessa velocidade. Antes do repotencia eu costumava a fazer a 120km/l, não porque eu seja meio doido, mas porque era bem tranquila, bem projetada a curva, com inclinação, etc. Como eu não estava bem acostumado com a nova potência e, logicamente, não me atentava na velocidade; e teve um dia em que eu fiz a curva a 150km/h e senti a traseira jogando para o lado e notei o seguinte problema: a carroceria, a estrutura em si dele, não foi projetada para fazer curva a tal potência, uma vez que não tem estabilidade para tal. Segunda-feira agora, desta semana, fui pegar o meu pai e abastecer. Na beira-mar, vinha um Focus 1.6L 16V atrás de mim querendo me ultrapassar e me dizer: seu carro é 1.6L que não corre. Resolvi enfrentá-lo. Até que chegamos na via expressa, pista duplicada, o cidadão quis me ultrapassar a qualquer custo; simplesmente coloquei o pé no fundo e ele não conseguiu de jeito nenhum me passar, pois senti que o carro dele não tinha a força adequada para ultrapassar. Chegando perto do posto, dei sinal de entrada e também simbolizando que acabou a brincadeira, o cidadão vá comigo até o posto e me pergunta: “Meu, o que você fez com o bichinho”. Eu até sorri, porque “meu” é uma expressão usada muito por paulistano. Rs! E brinquei respondendo: “entre no site fordfiestaclube.com e descubra”. – Já adianto pessoal, vou cobrar merchandising de vocês –. Então expliquei a ele toda essa situação supra-mencionada. Já fez um pouco mais de um mês e nada de ruim apareceu, nem luz no painel, nem ventoinha, nem nada. O que o técnico me pediu para ficar atento é o pneu, pois pode gastar mais, freios e óleo. O resto é igual. De lá para cá eu tenho checado tudo isso religiosamente e notei que nada mudou, a não ser a potência. Outro aspecto que eu quero ressaltar foi o silêncio interno. Antes ele era meio barulhento e ficou mais silencioso. No mais, pessoal, foi isso que aconteceu. Recomendo que faça o repotenciamente, porém, requer, antes de tudo cautela, pois nosso carro não foi projetado para essa carga de velocidade. É importante mencionar que o povão está usando muito carchip, nascarchip, unichip, etc. Esses chips são válidos somente com a reprogramação do modulo, caso contrário, auxiliará um pouco, ou quase nada, e um risco enorme de danificar a peça mais cara do carro: a central.
Quem consegue mexer na reprogramação é só a fábrica, porque as concessionárias não têm equipamentos para tal, tendo em vista que é um trabalho muito especializado e amoroso. O que se nota nas concessionárias é o seguinte: seu carro anda bem né?! Para mexer no modulo, além de toda a amorosidade, só consegue gravar os dados com software específico da Ford que custa muito dinheiro. Até onde eu procurei aqui, eles não têm essa capacidade. Também andei vendo os updates do software, que também não mexem nesse setor. Portanto, faça tranquilo.