por Bryan 30/12/2011, 09:46
Eu sou mais amplo para discutir quaisquer assuntos e não me limito apenas ao que as pessoas dizem ou acham estritamente, a não ser que àquela informação seja uma verdade absoluta, inquestionável. Com o avanço da tecnologia, muitas coisas mudaram, principalmente na questão desempenho, e os fatores ligados à ecologia. Alguns carros perderam pouca potência, o Fiesta por exemplo, em face de numa nova visão mundial no que tange à conservação planetária. Alguns carro, ou quase todos eles, são organizados, gerenciados, por componentes eletrônicos cada vez mais sofisticados; li ontem no site da Folha um automóvel sendo projetado pela Toyota para percorrer a distância de 40km por 1 litro. Eu achei um absurdo, porém é o que a tecnologia vem desenvolvendo para que, no futuro, possamos ter equipamentos tais a fim de preservar aspectos de suma importância. Deixando à questão ambientalista de lado, os carros não vem ao mercado no limite máximo, pois ele tem de adotar critérios a fim de atender toda a demanda: alguns querem potência, outros querem economia, outros nem sequer pensam nessas duas relações. Para tanto, o fabricante ajusta o limite moderado a fim de atender o que a parcela populacional deseja. Aí entra as empresas que fazem aqueles servicinhos que as montadoras não fazem: dar aquele up. Algumas coisas são alteradas e dosadas para melhor servir ao cliente. No meu caso, felizmente, aumento consideravelmente a potência; e também foi necessário equilibrar uma dosagem de ar e combustível tais para que a minha finalidade que eu desejava fosse atendidas. Existem vários mecanismos para conseguir pelo menos uma ajuda, como é o caso do UNICHIP. De tanto ler sobre isso, eu fui direto à fonte, ou seja, liguei para o representante desta marca para me informar, e ele foi enfático: não adianta ter UNICHIP, NASCARCHIP, no seu carro sem uma programação da centralina. Ele foi até além: não adianta colocar turbo, se não programar da centralina. Alí é o cérebro e se não estiver dosado poderá acarretar danos irreversíveis. Porquanto, o UNICHIP e NASCARCHIP só servem para enganar, assim como CARCHIP se não houverem um ajuste adequado na Central. Eu nunca reclamei aqui de consumo, até porque depois da reprogramação, o veículo ficou mais econômico do que já o era. Por mais que o Focus seja manco, bem como Fiat Stillo, Golf, Palio 1.8R, Gol, esses carros nem sequer fazem, agora, cosquinha no meu. E mais, por mais que seja um absurdo para alguns de vocês, nem o A/C faz grande diferença ligado. Estou planejando o Inflow para ver se melhora ainda mais, porém não estou seguro ainda, pois minhas perguntas não foram respondidas no tópico e sim enroladas. A rapaziada aprovou, entretanto eu objeto não apenas o presente e sim o futuro do carro.