por Gionder 11/1/2013, 13:34
Olha, pela minha experiência pessoal e pelos relatos da família em geral, eu te digo umas coisas...
1) Se você usa o carro mais de 3/4 do tempo na cidade, o motor Zetec Rocam não é o melhor pra você. O território do Fiesta MK6 é na estrada. Conforto, espaço e desempenho (o meu é economico, 13~14 por litro no alcool, 16~17km/l na gasolina normal e já fiz mais de 20km/l na gasolina premium (recentemente a 90 por hora, na "estrada do mar" indo pro litoral gaúcho).
2) Nem sempre motor menor significa menor consumo. O Siena 1.4 EL gasta mais em quase todas as situações do que o 1.6 16v Essence eTorq. O Fiesta MK6 é a mesma coisa. O 1600 Z.Rocam é mais economico na maioria das situações do que o 1000.
3) O Zetec Rocam tem torque, sendo gentil, "adequado" nos giros baixos. É um motor que gosta de girar e precisa disso pra despertar. Segurando as marchas até 20, 50, 70 e 100 (na ordem 1,2,3 e 4) você consegue um excelente desempenho em uso normal. E o consumo não sofre tanto (mesmo assim gasta).
4) Se você quer muita economia, busque um carro pequeno com um motor maior do que o necessário pra ele. Assim, se você anda de boa, não precisa pisar quase nada, e assim gasta menos. Uma boa pedida seria um Polo 2004/2005 2.0. Ok, o motor é antigo e um pouco fraco de potencia, mas gasta bem pouco e é o motor santana. Qualquer mecanico mexe.
5) Caminhonete é e sempre foi um símbolo de status. É um crime ter uma caminhonete no brasil sem ser diesel. Com um motor turbo-diesel, vc tem muita força pra arrancar, uma boa dose de economia de combustivel e muito comforto, além de apavorar os outros motoristas com o ronco borbulhante de um cuspidor de carvão. E o símbolo de status é maior ainda se você tem uma diesel, pq vc prova que fez a melhor compra pro seu tipo de veículo e pode arcar com os gastos a mais para ter uma. As pessoas te respeitam.
6) Na argentina, vi Fiesta Mk6 com motor duratorq 1.8 TDi. Imagina que gostoso que é na estrada. Na cidade também deve ser bem melhor que os nossos rocam 1600.
7) O acabamento interno do Fiesta Mk6 é uma droga. O único carro que eu entrei que era pior, era o Gol G4. Se você liga pra acabamento, entra na fila por um Hyundai HB20. Se não quiser fila, vai ter que cair na cilada da VW, o gol G5 e meio. Por 36000 você leva um carro completamente pelado. Vai ter que gastar muito em qualquer opcional que lhe venha à mente, além de ter umas 15x mais chance de roubarem seu Gol. Mas... o acabamento é bom.
-----
ah, sim! me lembrei que existem outros concorrentes no segmento 35~45mil.
Chevrolet Onix? O motor é velho, o carro é esquisito (eu acho feio) e o acabamento não é lá grande coisa. Também é um pouco gastão.
Chevrolet Cobalt? Por esse preço, só o 1.4, que é um motorzihno fraquissimo prum carro daquele tamanho.
Volks Polo? Por esse preço, só o 1.6. Tá bem defasado, o motor é meio justo pro carro, além de ser um VW (um roubo, nos 2 sentidos).
Ford Ka? Até não é má idéia, mas o espaço e o conforto caem bastante. Ao menos você continua com nosso amado Zetec Rocam 1600 e pelo tamanho do Kazinho, não gasta tanto (já ouvi dizer que chega a fazer 8 por litro de alcool. Tem gente que consegue 11 por litro na gasolina).
Fiat Mille? Tá brincando né?
Fiat Novo Uno? O economy (nada de way) 1.4 é uma boa pedida. Acabamento sincero, espaço decente (exceto porta malas) e muita economia. O desempenho é sensato, nada de esportivo.
Fiat Novo Palio? A não ser que vc pegue um com o 1.6 eTorq, vai ser uma bosta.
Fiat Palio Fire? BEM defasado. Mas vale o preço...
Toyota Etios? CORRE!!!