Consumo o que manda mesmo é o MOTORISTA, motor influencia sim, mas a peça principal é o motorista.
Eu penso o seguinte tbm, todo mundo fala que quanto mais andar de 5ª num interessa a velocidade vc economiza. Eu discordo em partes, cada carro tem seu jeito, mas blz, a principio essa "teoria" não tá errada, mas quanto mais rápido eu puder colocar a 5ª numa velocidade boa para ela melhor, ou seja é melhor eu esticar as marchas menores para chegar numa velocidade ideal para a 5ª, se não fosse assim bastaria ter 1ª e 5ª no carro.
O que realmente faz vc economizar combustível são inúmeras atitudes, por ex vc está numa estrada reta onde vc está num trecho plano ou com uma leve descida tem uma subida logo a frente. Vejo muita gente que deixa para acelerar depois que o carro já está subindo para manter a velocidade que ele estava. Eu não, eu acelero até tudo se precisar na descida ou plano onde o motor precisa fazer menos força gastando menos para chegar numa velocidade maior e muitas vezes nem precisa acelerar para subir, o próprio embalo faz o carro subir.
Sabendo como as coisas funcionam faz toda a diferença, o negocio mesmo na minha opinião é saber acelerar nos momentos certos na medida certa e NA MARCHA CERTA.
Sou defensor das rotações e velocidades mais altas, afinal motor foi projetado para girar, se fosse para pedalar eu comprava uma bicicleta.
Outra, por ex um 1.0 onde o torque é em rotações mais altas, tipo 4500 RPM, de que adianta tentar pegar velocidade de 5ª com a rotação em 2000 RPM sendo que o torque é acima dos 4000 RPM??
Hj mexendo nas minhas coisas achei meu bloquinho de anotações que ficava no meu ex Palio 1.0, sempre anotei os dados quando abastecia e anotava as medias. Sempre dava na casa de 11, 12, 10, 11,5km/l na estrada, mas teve uma especial, 17,03km/l. Milagre??? Não, eu só peguei a estrada de madrugada livre para andar do jeito que eu gosto que é sempre que possível acima dos 140 km/l.
Abraço...