Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


+182
Dionatan Cibulski
Nilton Santos
Iran Araujo
allan623
igor.mr
filipe.lima
edmilton304
Ar2r
Bruno Marques
tzelli
fernandobombardelli
Daniel Reis
rodcrezende
Throyer
divxbr
Bruno2k12
breno.ber
Tofanetto
dkfuji
lucianoneimaier
Fernando Carli
yargof.
dcsodre
Pedro Dias
joninunes@gmail.com
MBL
Geraldo Camara
André Fernandes
Bruno.hvp
jclima
Filipe S
tiuvamp
4rc4njo
ferreiras2
soldier
Gionder
Ze_Fernando
warleygimenes
Lucas Moraes
Tiago Oliveira
zethayon
medinacre
Kick Buttowski
Alexandre França
Ramon Neves
marcoshugo
Claudino Ferreira
adrianogrando
rmm1987
Timerman
brunovilelafranco
Cunha
nando_chernobil
xvinny
Wilson Azarias
Adelson.CS
ojoni
eduardo l.
Douglasno
Marco Lindemberg
André
AlexPOA
Guicicca90
jean.marques3
BlackTux
Washington Barbosa
frangojones
Gilberto Neto
Mliows
thiago.luiz.1000
João Vargas
Eros Isique
weltonpaiva
rokero171
schao.gs
helio arcanjo
sandrocm
leogregol
ccriativo
leonardoalfa
Douglas Abreu
franklinlqueiroz
Daniel Correia
ByCeLO
flavio goulart
alemaum
ZéFran
João Paulo de Mendonça
Renatao
1g0r
Wellington Marcello
finnes
fbonella
gchiorato
mikenelson
SergioDF
Dario Morales
eduardo_djr
Brenno G. Sousa
ALEXANDJ
kdu.bmartins
lucio_candido
torres89
Prozatamus
xandeilc
Coltre
mnunes
Fh12sp
Palinka17
geovbiten
clajulual
Juca
clessiojf
Fontenele
bezerradeazevedo
Escher
gasparzl
mcruz
FPGN
felipe marconcin
bauher
Guiaud
jhony 2012
Emerson Bissi
Hostert
w0rd
Gilson Silva
Hugo Lourenço
jameslinneker
porpeta
Thiago Toledo
Morferos
Jhonnyflu100
zebuscape
gulinhares
Ricardinho da Bahia
betonatale
Mafrense
juliano.silva8
flavio
DOGBRANCO
RubemGalvão
Rosi Labres
alexandre oliveira
limafranco
sergiont86
ricpersch
mario.ataide.zoia
André Grott
Dado
cam1cam1
xicozo
felipegabriel
Bryan
renangrillo
philipejapa
Tokuno
ramonroriz
nlujr
rodolfo9380
aguilar
Caligari
jorgemone
cristiano317
tomazsena
Hugo Sena
amikmoraf
Wyler
Claudino
fernandoscaq
WELL
jhonaum
Paulo Andrade
Jonathas Cattanio
Ithallo Tanabe
Gustavo Siqueira
rafael smith
blnoliveira
Serjão
gustavo
MirtauM
Lek
186 participantes

    Consumo do Fiesta

    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Convidad 15/1/2013, 02:02

    onde tem a podium pra vender no RJ? nunca vi.
    Hugo Sena
    Hugo Sena
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2985
    Data de inscrição : 16/06/2011
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Hugo Sena 15/1/2013, 02:36

    Então vc não mora no Rj...rsrsrsrs...só pode ser.....
    Méier,Barra,Recreio,Flamengo,Copa.Leme,Ipanema,Leblon,Centro,Freguesia,Curicica,Ilha do Governador,Br na Av. Brasil..enfim!
    gustavo
    gustavo
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2580
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Localização : Jundiaí

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por gustavo 15/1/2013, 08:20

    ja vi na internet 4 classificações de gasola, mas pra mim só há 3, não havendo distinção de premium e podium, afinal podium é um nome de gasolina tipo premium, esta por sua vez é o nome dado a gasolina com mais octanas que o padrão.

    no ex-fiesta a vpower racing (descontinuada) fazia ele andar mais que podium
    Ze_Fernando
    Ze_Fernando
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 1490
    Data de inscrição : 05/09/2012
    Idade : 42
    Localização : Uberlandia- MG

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Ze_Fernando 15/1/2013, 08:36

    Glaucoms escreveu:Breno tá ficando louco com esse papo de físico aí! ahahahahahahha
    também, lendo médias de 20 km/l, quem é que não fica?

    é eu tbem to ficando louco com isso, ja busquei varios testes na internet e num achei nenhum valor aproximado com esse hehehehehe como eu disse não é que não acredito mais só vendo pra ter certeza kkkkkkkkkkkk
    Gionder
    Gionder
    Coordenador
    Coordenador


    Mensagens : 163
    Data de inscrição : 04/01/2013
    Localização : Porto Alegre/RS

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Gionder 15/1/2013, 10:45

    Na auto mecânica Klein em Canoas/RS, onde fiz a última manutenção, relatei esse acontecimento. Eles comentaram que não é a primeira vez que aparece dono de Fiesta MK6 alegando mais de 18km/l.

    As info da loja: Rua Tamoio, 1109 - Niterói Canoas - RS, 92120-000 (51) 3059-9903

    O que pode ter acontecido é um excesso de combustível no pescoço do tanque, causado por uma má regulagem na bomba, mas isso é especulação.

    E também, foi naquele caso específico. A média mais constante que eu consigo é entre 15 e 16km/l na gasolina. No álcool, fica na casa dos 12, às vezes 13. Isso na estrada, óbvio.

    O consumo na cidade é o que me deixa assustado. Vocês vão ver que o meu carro não é "anormal" entre os Fiestas... àlcool: 5~6km/l. Gasolina: 6~8km/l. Premium: nunca passou dos 9km/l.
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Convidad 15/1/2013, 11:50

    Hugo Sena escreveu:Então vc não mora no Rj...rsrsrsrs...só pode ser.....
    Méier,Barra,Recreio,Flamengo,Copa.Leme,Ipanema,Leblon,Centro,Freguesia,Curicica,Ilha do Governador,Br na Av. Brasil..enfim!
    Moro em CG. quando vou a estes lugares, vou a lazer e sempre já levo gasolina e gnv daqui. não paro em postos da zona sul e barra pra nada. Freguesia, Curicica e Ilha do Governador, não frequento. não tem como adivinhar em qual posto vai ter a podium.

    Hugo Sena
    Hugo Sena
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2985
    Data de inscrição : 16/06/2011
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Hugo Sena 15/1/2013, 12:11

    Não precisa mais adivinhar...agora já sabe onde tem...


    Última edição por Hugo Sena em 15/1/2013, 17:45, editado 1 vez(es)
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Brenno G. Sousa 15/1/2013, 12:50

    Não vamos estressar galera!
    Na auto mecânica Klein em Canoas/RS, onde fiz a última manutenção, relatei esse acontecimento. Eles comentaram que não é a primeira vez que aparece dono de Fiesta MK6 alegando mais de 18km/l.

    O que acontece é o seguinte: Não tem como bater umas fotos, um video, etc. Para mostrar pra nós? Meu próprio pai disse que deu 200 km/h num Gol Special na Descida. Eu, sendo filho, não acredito, imagina um desconhecido?
    Então, desculpe falar, mas as "evidências não mentem". C.S.I mode.... hahaha. Igual o epiódio do Top Gear que eles colocaram fita crepe no bocal do tanque, pra mostrar que o carro não foi abastecido hora nenhuma. Entende?

    Abraços
    Filipe S
    Filipe S
    Hot Wheels
    Hot Wheels


    Mensagens : 541
    Data de inscrição : 04/09/2012
    Idade : 37
    Localização : Belo Horizonte

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Filipe S 15/1/2013, 14:16

    Realmente medias milagrosas são difíceis de acreditar, mas não vejo impossibilidade na media do cara não. No consumo influencia são inúmeros fatores. Dependendo do trajeto ele poderia ter rendido até mais. Não sei como foi feito essa media, as condições e tal, mas o correto na minha opinião é fazer num trajeto a ida e a volta. Todos os meus carros deram medias melhores indo para o litoral do que voltando.

    Teve um user que postou uma coisa interessa e que eu concordo, sobre o motor ser mais potente dar um consumo melhor. Potencia em excesso aumenta o consumo??? Na maioria das vezes sim, mas falta a dela tbm. Tive um Monza 94 EFI 2.0, ele era mais econômico que meu ex Palio e que o Fiesta que tenho hj. Com ele cheguei a fazer 16 km/l na estrada com gasolina, dessa vez fui nos limites das vias boa parte do tempo, mas algumas vezes cheguei a 140/km/h. O normal que ele sempre seu comigo foi entre 13 a 15 km/l na estrada, mas as primeiras medias dele comigo foram 6,5km/l 7km/l e 6km/l. PQ?? Pq como o motor tinha torque eu simplesmente ia subindo as marchas e mesmo com a rotação e velocidade caindo eu afundava o pé no acelerador e deixa ele andar de 5ª por ex, não trabalhava a rotação do motor e as marchas. Conversei com um amigo meu mecânico e ele me disse. "Muda o jeito de andar com ele, passa a andar como se fosse 1.0, começou a subir e a velocidade caiu para 100km/h, coloca 4ª estica um pouco e volta para 5ª. Caiu para 70km/h, põe 3ª estica e vai desenvolvendo sempre usando até a metade do acelerador para manter, para ultrapassar ou ganhar velocidade rápido é pregando o pé mesmo na marcha certa." Passei a fazer isso e o consumo do carro melhorou muito.

    Se pegar um carro com PC de bordo, varias vezes ele vai mostrar no painel um consumo instantâneo maravilhoso em descida, já vi um marcar acima de 30 km/l. Imagina pegar um longo trecho em descidas, vai ser o carro mais econômico do mundo, agora mede a volta.

    Quando tinha o Palio eu comprovei que o clima influenciava nas medias tbm, um dia quente ele dava um consumo e num dia frio dava uma diferença.

    O que pode acontecer tbm em medias milagrosas é a bomba do posto estar com problemas e desarmar antes da hora, pq 1/2 litros a mais ou a menos mata a media. Lembro de um amigo meu que buscou um Uno Way daqueles do modelo antigo que o pai dele tinha comprado 0 km. Ele encheu o tanque com álcool e veio para Mariana, chegando aqui ele encheu o tanque e fez as contas. Me ligou todo empolgado. "Caravc não vai acreditar, o Uno deu 26km/l no álcool!!!" Serio mesmo, tem logica isso??? Brinquei até, disse que era isso mesmo, mas ao invés de dividir ele multiplicou e tal, ele ficou até um pouco chateado, meses depois ele me diz que o carro nunca mais deu uma media daquelas, era sempre 13, 14, no máximo 15km/l e na gasolina. Alguém duvida que ele mandou encher o tanque até vazar antes de sair e colocou pouco quando chegou ou fez cagada no calculo??

    No Fiesta, tô com ele a pouco tempo, uns 4 meses minha melhor media até agora foi 12,5 com carga total, AC 100% do tempo e andando bem, um pouco acima da media mas sem loucuras, pisando para ultrapassar. O do meu irmão já deu 14km/l segundo um relato dele. Uma vez fomos de BH para São José dos Campos pela Fernão Dias, boa parte andamos a 160km/h com 4 pessoas e porta malas cheio, na volta andei um pouco mais rápido, vários momentos a 160 e 180km/h nos retões e deu 12,5 tanto para ir quanto para voltar, sendo que volta na Dutra ainda pegamos um * transito, bem garrado mesmo por cerca de uns 40 minutos ou mais.

    Abraço...
    Gionder
    Gionder
    Coordenador
    Coordenador


    Mensagens : 163
    Data de inscrição : 04/01/2013
    Localização : Porto Alegre/RS

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Gionder 15/1/2013, 16:12

    Bem, o trajeto foi Porto Alegre/RS a Bom Princípio e depois descendo a São Sebastião do Caí. Carro com 2 pessoas, aproximadamente 300kg de carga (entre tudo). 120km/h quase o trajeto todo. Dia "ameno", fazia uns 20°C, solzinho, não lembro de ter nuvem (pouca humidade).

    Eu ainda vou tirar umas fotos quando eu for viajar de novo. Eu tiro uma foto com o ponteiro do tanque e o hodometro e depois outra depois de voltar da viagem.

    E pro cara que tinha dito "pra não se estressar". Eu to bem de boa. Eu e meu amigo estávamos no carro e sabemos o que houve. Família também duvidou. Quem manda não gravar as coisas? xD
    Bruno.hvp
    Bruno.hvp
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 91
    Data de inscrição : 17/06/2012
    Idade : 32
    Localização : São Paulo - Zona Leste

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Bruno.hvp 15/1/2013, 17:25

    Meu Fiesta eh 2008/9 Hatch 1.0 Flex

    Na cidade, 2 ou 3 pessoas (com um pouco de transito 6h~9h e 18h~20h, e as vezes com o ar no máximo) :
    Alcool: 6,5km/l
    Gasolina: 10 km/l

    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Convidad 15/1/2013, 20:14

    Hugo Sena escreveu:Não precisa mais adivinhar...agora já sabe onde tem...

    pois é, depois eu vejo no site da petrobras, por bairro, ainda está muito extenso. ahahahahahah

    quando puder, ou colocar somente dela (um tanque) pra ver o que acontece.
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Brenno G. Sousa 15/1/2013, 20:36

    Eu lembro que quando lançaram, tinha um Corolla, que ganhava força nas ladeiras, uma "aura" azul assim dizendo.
    Fico imaginando, será que em Motor 1.0 dá diferença? Pelo que sei, dura mais, e é melhor. Mas eu usaria apenas no reservatorio de partida a frio.
    Hugo, seu carro já rodou com gasolina comum? Ou só com Podium? Se rodou com ambas, deu uma diferença enorme?
    Ze_Fernando
    Ze_Fernando
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 1490
    Data de inscrição : 05/09/2012
    Idade : 42
    Localização : Uberlandia- MG

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Ze_Fernando 15/1/2013, 21:24

    como falei não é que não acredito mais como ja tive Palio 1.0 Fire e mau mau consegui fazer 14 km/l na rodovia sem AC, enquanto no Fiesta fiz 12 km/l com AC é complicado imaginar que meu Fiesta 1.6 possa chegar fazer 18 ou 20 km/l na rodovia, se o meu fizesse uma média dessas comprava outro carro pra usar na cidade e deixava ele só pra rodovia visto que neim os carros 1.0 conseguem medias igual, o pessoal fala muito do Uno Economy que faz 20 ou 22 km/l e tals, falo contabilidade de uma empresa que tem 14 Unos desse modelo economy 2 portas basicão e o dono falou que nenhum deles fazia mais que 15 km/l na rodovia com gasolina e 13 com alcool, segundo ele consegue economias na cidade pois chegam a fazer 14 km/l com gasolina.
    Filipe S
    Filipe S
    Hot Wheels
    Hot Wheels


    Mensagens : 541
    Data de inscrição : 04/09/2012
    Idade : 37
    Localização : Belo Horizonte

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Filipe S 15/1/2013, 23:42

    Consumo é algo tão complexo, cada um terá uma receita e uma media diferente, mas eu as vezes fico pensando, sei lá, se tiver jeito de ao invés de calcular o consumo por km/l, calcular tipo em energia que o carro gasta para deslocar X kms. Dai depois sim calcular quantos litros de combustível é necessário para gerar essa energia. Penso isso as vezes pelo seguinte, já foi dito ai pra cima sobre a Blazer V6 4.3 que chega a dar 10km/l. Esse carro pesa em media cerca de 2 ton, enquanto um Fiesta mau pesa 1 ton e como muitos aqui dão entre 11 e 15km/l. Leva em consideração tudo o que um carro te oferece em conforto, espaço, capacidade de carga, segurança etc... Ao meu ver numa situação dessas, a Blazer seria melhor ou tem o motor mais eficiente. Se colocássemos esse motor V6 (se pudesse, que maravilha seria???) num Fiesta como seria as medias nas mesmas condições??? Será que daria 6 km/l??? Talvez 25km/l??? E se fizer o contrario, colocar o motor do Fiesta na Blazer, como seria??? 50 km/l ou 0,5 km/l???

    Meu ex Palio tentei de varias formas usa-lo de modo a economizar um pouco de combustível, mas sempre não dava certo, então apelei e comecei a andar do jeito que gosto, no caso dele como era 1.0 eu não tinha muita dó não, já que ia gastar mesmo pelo menos vai andar Laughing

    Eu sinceramente, entre o Palio 1.0, o meu era Economy (só no nome mesmo) e o Fiesta 1.6 não senti diferença alguma ao abastecer, pelas medias eles estão muito, mas muito equilibrados no consumo pelos trajetos que faço, mas em algumas vezes o Fiesta ganha pq além de mais potencia, ainda tem o AC que o Palio não tinha e dá a mesma media andando até um pouco mais na estrada.

    Outra coisa, carro FLEX é igual pato. O pato NADA, ANDA e VOA, e o que mesmo ele faz bem feito???

    Ultima observação, ontem vi uma reportagem falando do salão do automóvel de Detroit EUA, falaram de um carrinho chamado CORVETTE em que melhoraram o desempenho, 0 a 100 em 4 seg e diminuíram o consumo, agora dá 11 km/l. Quantos cilindros ele tem mesmo???

    Abraço...
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Convidad 16/1/2013, 00:47

    lá a gasolina é purinha, como da nossa "irmã" argentina.

    aqui, todos os carros já são flex, só que não sabem! ahahahahahahah


    Última edição por Glaucoms em 16/1/2013, 00:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : edit)
    Filipe S
    Filipe S
    Hot Wheels
    Hot Wheels


    Mensagens : 541
    Data de inscrição : 04/09/2012
    Idade : 37
    Localização : Belo Horizonte

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Filipe S 16/1/2013, 06:08

    Brenno G. Sousa escreveu:
    Sou defensor das rotações e velocidades mais altas, afinal motor foi projetado para girar, se fosse para pedalar eu comprava uma bicicleta.
    Não, na verdade nem todo motor é feito pra isso. Se pegar o EA 111 1.6 da VW, vai ver que ele fica aspero quando passa de 4000 rpm. É a relação R/L. Curso e Biela, um trem assim...
    No 1.0, essa relação é muito melhor. Tanto que Fiasa Original 999 cm³ chega a mais de 7000 RPM! Se bobear, 8 mil!
    Outra coisa. Veja bem: Se você andar a 80 km/h de 5ª e percorrer 160 km em 2 horas. Ou, ir a 120 km/h e gastar 1h e 20 minutos. Pra você manter 120 km/h, precisa de mais potência, visto que o arrasto aerodinâmico, o atrito com o solo e com o ar, influenciam nisso. Pra você manter 80 km/h, dependendo do motor, bastam 50 cv! O Fiesta mantem 80 km/h com 65cv relando. Portanto, provavel que menos de 50% da potencia de um motor 1.6.
    Outra coisa, andar a 140 km/h, acima do máximo de 120 km/h é bem irresponsabilidade né cara? Nossos carros são uma bost@, o meu, o seu, de todo mundo no quesito segurança. Fazem teste de batida a 60 km/h, com barreira deformavel. Pergunta se bater dois carros de frente a 140 km/h vai ser o mesmo que o teste prova? Pode escolher o tipo de carne que vai virar: Paleta? Acem? Patinho? Alcatra? Pode até achar que sou chato, mas se ta la 80 km/h, o cara que fez essa avaliação, deve ter feito N testes pra isso. E realmente, tem lugar que 80 km/h, com 165/75 R 13 é o limite! Cara, o Zetec dos MK5 GLX, com 2500 RPM ta no torque máximo! Isso em 5ª, daria 80 km/h. Excelente! Carro 1.0 o torque/potência é obtido mais alto, mas isso eu acho uma desvantagem. Poxa? 80cv no SPE-4 do Onix, a 6000 RPM? Acho que nunca cheguei a 5000 em carro nenhum! Nem precisa. Opinião minha...
    Abraços!

    Breno ia te responder antes mas foi ficando e agora que lembrei.

    Respeito sua opinião, só não preciso concorda 100% com ela, certo?? Então, concordo com boa parte do que vc falou, por ex sobre as rotações, antigamente sim os motores tinha um torque melhor com rotações mais baixas, eu mesmo tive um, um Opala que se vc passar de 3500 RPM corria um serio risco de empenar as varetas e as válvulas flutuarem. Hj em dia, motores projetados acima do ano 2000 (chutando) tem o torque e rotação máxima mais alta que antigamente, principalmente 1.0. Não sei no seu, mas no manual do meu fala isso que o torque do 1.0 é se não me engano próximo dos 4500 RPM com RPM máxima em torno de 6500 RPM, enquanto o 1.6 tem torque por volta dos 3500 RPM (não lembro, sei que é mais baixo) e RPM Máxima em torno de 6000 RPM.

    Se o motor foi projetado pra girar até 6000 RPM, isso consta no manual, então se meu motor girar a 5500 RPM está tranquilo pq está dentro do especificado e projetado. O que passar do limite a injeção corta e não deixa exceder, a unica forma que vejo para exceder seria esticar por ex 2ª e ao invés de 3ª colocar 1ª.

    Quanto as velocidades, eu disse 140km/h em lugar de 60 ou 80??? Acho que não e acho que me expressei mal. Não é colocar 140 aqui e só parar no destino, é onde for viável e possível e não precisa ser essa velocidade tbm, só que se eu puder ei prefiro e já observei melhoras sempre é possível manter ela por mais tempo e sem precisar quebrar o acelerador. Eu pelo menos me preocupo com a segurança minha e dos outros, tanto que procuro usar pneus bons e os 165 que veio no meu Palio eu troquei por Continental (por sinal muito bom) 175, chegou ao TWI eu jogo fora e compro novos. Minha vida vale mais que pedaços de borracha.

    Não sou nenhum louco não, pode não parecer mas eu tenho sim juízo e sei as coisas que faço e onde faço, cuido da manutenção do carro sempre muito bem (eu mesmo faço).

    Só para constar, não vou ficar "puxando sardinha pro meu lado" mas tenho muita experiencia com volante, coisa que não adquiri em auto escola que não ensina NADA, mas desde todo o tempo em que eu dirijo, a unica vez que me envolvi num acidente de carro foi em abril de 2012. Eu estava a 60 km/h andando numa fila numa curva de 60 km/h com 4 pneus novos sendo que 2 eu troquei numa 6ª feira e acidentei no domingo. Foi muito tenso o negocio, vc não tem ideia o quanto foi "brabo". Meu carro na saída da curva saiu completamente de traseira, eu tentei consertar mas bati de leve em outro Palio que vinha na fila no sentido contrario. Graças a DEUS eu é que bati de frente na lateral do outro carro, assim ele continuou a trajetória dele, mas o meu rodou e caiu de traseira na canaleta do meu lado mesmo da pista, ele foi descendo e bateu de traseira decolando e começando a capotar. GRAÇAS A DEUS só eu que saiu machucado, mas coisas não muito serias, minha namorada só torceu o pé quando ela pulou do carro, ele parou com meu lado no chão.

    Até ai Breno, tudo bem, mas sabe o que mais que me doeu e dói demais até hj??? Não foi perder meu carro, ter me machucado e tal, foi além de ver que a coisa poderia ter sido muito mais seria, já pensou de o outro Palio é quem batesse de frente na porta onde a minha namorada estava?? Mas o que me doeu muito mesmo foi além de perceber ainda tonto com a porrada que o local onde sofremos esse acidente foi o mesmo local onde 2 meses antes minha família havia se acidentado de forma semelhante.

    Quando melhorei, voltei umas 3 vezes no local com minha câmera. na ultima vez minha namorada disse que eu fiquei lá nessa curva umas 2 horas, olhando, filmando e tirando fotos. Depois de um tempo, assim que o asfalto secou e vi o que provocou vários acidentes. Vc como é um cara esperto vai entender, tem logica numa curva fechada em descida, onde o asfalto tem que ter uma boa granulometria para dar um bom atrito, vc entra na curva com um asfalto bom, mas na saída ele é tão liso quanto ao piso de uma quadra de futsal, tem logica isso??? Segue uma foto do local com umas setas que mostram o movimento que meu carro fez, ele parou onde tem sombra no barranco e o Vectra é o local onde o Palio em que o meu bateu ficou, que é o mesmo lugar onde o caminhão que meu tio bateu ficou.
    [img]Consumo do Fiesta - Página 32 Deslocamento_do_carro[/img]
    Com o acidente da minha família minha prima de 22 anos morreu. 15 dias antes do meu, um outro Palio preto tbm fez idêntico ao meu mas o pessoal não teve a mesma sorte. O carro deles foi atingido a 90º pelo que veio no sentido contraio, nessa foi um casal de irmãos, uma medica de 25 anos e o irmão dela dentista de 26.

    E olha que essa rodovia tem pedágio e caro, essa gambiarra no asfalto ficou lá uns 4 meses e fez 5 vitimas fatais em cerca de 20 acidentes nesses 4 meses contra 14 acidentes do ano inteiro antes de fazerem essa gambiarra lá.

    Enfim Breno, mesmo andando dentro das normas com tudo 100% certo, ainda corremos um risco enorme de morrer nas estradas, mesmo sendo privatizadas.

    Abraço...
    Filipe S
    Filipe S
    Hot Wheels
    Hot Wheels


    Mensagens : 541
    Data de inscrição : 04/09/2012
    Idade : 37
    Localização : Belo Horizonte

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Filipe S 16/1/2013, 06:19

    Hugo Sena escreveu:
    Filipe S escreveu:As minhas melhores medias sempre foram em velocidades mais altas, 130~140~150 km/h, claro que sempre mantendo ela mais alta o quanto eu pudesse, mas tbm num é com o pé toxado no acelerador. O tempo de funcionamento do motor manda mais do que andar em baixa rotação, ou seja se num trajeto eu posso andar 100 km em 50 minutos, se eu andar devagar e gastar 1:20 para chegar nos 100 km de distancia, eu economizei combustível???
    Consumo o que manda mesmo é o MOTORISTA, motor influencia sim, mas a peça principal é o motorista.

    Eu penso o seguinte tbm, todo mundo fala que quanto mais andar de 5ª num interessa a velocidade vc economiza. Eu discordo em partes, cada carro tem seu jeito, mas blz, a principio essa "teoria" não tá errada, mas quanto mais rápido eu puder colocar a 5ª numa velocidade boa para ela melhor, ou seja é melhor eu esticar as marchas menores para chegar numa velocidade ideal para a 5ª, se não fosse assim bastaria ter 1ª e 5ª no carro.

    O que realmente faz vc economizar combustível são inúmeras atitudes, por ex vc está numa estrada reta onde vc está num trecho plano ou com uma leve descida tem uma subida logo a frente. Vejo muita gente que deixa para acelerar depois que o carro já está subindo para manter a velocidade que ele estava. Eu não, eu acelero até tudo se precisar na descida ou plano onde o motor precisa fazer menos força gastando menos para chegar numa velocidade maior e muitas vezes nem precisa acelerar para subir, o próprio embalo faz o carro subir.

    Sabendo como as coisas funcionam faz toda a diferença, o negocio mesmo na minha opinião é saber acelerar nos momentos certos na medida certa e NA MARCHA CERTA.

    Sou defensor das rotações e velocidades mais altas, afinal motor foi projetado para girar, se fosse para pedalar eu comprava uma bicicleta.

    Outra, por ex um 1.0 onde o torque é em rotações mais altas, tipo 4500 RPM, de que adianta tentar pegar velocidade de 5ª com a rotação em 2000 RPM sendo que o torque é acima dos 4000 RPM??

    Hj mexendo nas minhas coisas achei meu bloquinho de anotações que ficava no meu ex Palio 1.0, sempre anotei os dados quando abastecia e anotava as medias. Sempre dava na casa de 11, 12, 10, 11,5km/l na estrada, mas teve uma especial, 17,03km/l. Milagre??? Não, eu só peguei a estrada de madrugada livre para andar do jeito que eu gosto que é sempre que possível acima dos 140 km/l.
    Abraço...


    A informação de q andar mais rápido e chegar antes significa economia de combustível não procede......
    Viajo DIRETO pra Angra,....qdo vou d boa gasto 1/4 e qdo vou d pé baixo gasto 1/2 tanque.....rodei a mesma km em tempos diferentes.....quem é mais econômico?
    Andar de pé em baixo não significa gastar menos....então pra q os carros tem escalonamento geralmente longo????Pra trabalhar com o motor numa faixa mais baixa de rotações,com isso,diminuindo-se o consumo....
    E no dia q um Pailo 1.0 andando a 140 fazer 17 por litro...m diz q quero comprar um.....ou o seu é abençoado por Deus.....

    Não Hugo, ou melhor sim Hugo, o meu era mesmo abençoado por DEUS mas em outros termos, quanto a economia ele deu medias muito boas assim poucas vezes. Acima de 15 km/l achoe num chega nem a 5 em 37 mil km rodados.

    Tem uma diferença entre o que eu quis dizer ei o que vc entendeu, acho que me expressei mal de novo.

    Não é voar contra o relógio, e sim andar "mais" quando possível. Não é toxar o pé no acelerador o tempo todo, como disse antes é aproveitar uma descida e/ou plano para ganhar mais velocidade e as vezes nem precisar acelerar para acabar de subir um trecho. É se vc está numa fila andando a 60 km/h por ex pq tem ma carreta e entre ela e vc tem nuns 10 carros. Assim que der vc passa a fila até pq ficar andando de 60 em quinta não é toda hora e lugar que dá, então vc já tem que andar numa marcha menor, ou seja o motor vai girar mais e andar uma distancia menor. Tô com sono mas acho que deu para vc entender, vc é esperto Laughing

    Abraço...
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Convidad 16/1/2013, 09:59

    Felipe!

    a concessionária da pista arrumou este "defeito" aí?
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Brenno G. Sousa 16/1/2013, 10:13

    Felipi, onde que fica esse trecho?
    Então, respeito sim a sua opinião. Tranquilo. Sei que auto escola ensina a dar seta e parar no pare, e só. Afinal, aprendi a dirigir num 1.6 e depois quando peguei o 1.0, apanhei com gosto.
    Com relação a rotações, sei la viu. O motor foi feito pra girar. Sim foi. Já viu o conjunto Biela, Virabrequim, pistão, dos motores 1.0? Acho que a xícara de café com leite, com 250ml, é o mesmo que um pistão desses, pra você ver o tamanho. Virabrequim? Da pra andar com ele na bolsa, sem sentir muito peso. E as bielas, da pra palitar os dentes. De tão minusculos que são. Pode girar a vontade. Eu não curto muito a ideia, pois sempre tivemos carro rodados, desde 80k km, a 2~3 retifica. Ai eu naum curto muito a ideia de girar em motor cansado. pode ser que eu esteja errado. Outra, não quis dizer que você é irresponsável por causa das velocidades, claro, se tiver uma reta e não vier carro nenhum, é uma coisa. Mas tudo tem o risco né? Exemplo: 110 km/h na Fernão Dias. Cedo, de boa. Do nada passa um cachorro pela estrada. O parachoque foi embora e o cachorro também. Aqui, antes de colocarem radar, tem um túnel, mas feito, que deixou uma rebarba na pista. E teve gente que passava a 100~120 km/h, pegava a elevação e rodava. e morreu gente. Eu penso que não se deve temer o que possa acontecer, mas ter cuidado. Tipo, retão, ninguem. Eu prefiro andar de boa. Ouvindo um AC/DC Paulo Mode hehehe. E curtir a estrada. Tudo tem o risco, e se estoura um pneu? O risco é baixo, ok. Mas existe. Prefiro ficar quietinho...

    Abraços
    Filipe S
    Filipe S
    Hot Wheels
    Hot Wheels


    Mensagens : 541
    Data de inscrição : 04/09/2012
    Idade : 37
    Localização : Belo Horizonte

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Filipe S 16/1/2013, 11:45

    Glaucoms escreveu:Felipe!

    a concessionária da pista arrumou este "defeito" aí?

    Sim, assim que ela começou a tomar processo eles foram lá concertaram essa cagada.

    Isso é na MG-050 que a Nascentes das Gerais administra, ou melhor suga o dinheiro de todos nós. Lá é a famosa PPP, parceria publico privada onde o governo de MG autorizou uma empresa a cobrar pedágio para depois de uns 1000 anos duplicar essa estrada.

    Na época eu paguei se não me engano R$ 4,90 para andar cerca de 80 km, no meu trajeto só de ida eu pagava 4x. Depois de uns meses andei na Fernão Dias, paguei cerca de R$ 1,40 por uma pista realmente boa.

    Logo depois do trevo de Formiga, 2 aproximadamente do trevo no KM 206.

    Abraço...

    Esqueci de comentar, isso tudo que eu afirmo não é coisa da minha cabeça ou desculpa minha para justificar uma possível falha da minha parte no acidente, mas 2 peritos avaliaram e um deles esteve no local comigo e me garantiu que foi isso mesmo que provocou todos os acidentes, ainda mais que todos os carros saíram no mesmo ponto e tiveram trajetos muito semelhantes, só as consequências que dependeram da sorte de cada um.

    Abraço...


    Última edição por Filipe S em 16/1/2013, 12:23, editado 1 vez(es)
    Filipe S
    Filipe S
    Hot Wheels
    Hot Wheels


    Mensagens : 541
    Data de inscrição : 04/09/2012
    Idade : 37
    Localização : Belo Horizonte

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Filipe S 16/1/2013, 12:18

    Brenno G. Sousa escreveu:Felipi, onde que fica esse trecho?
    Então, respeito sim a sua opinião. Tranquilo. Sei que auto escola ensina a dar seta e parar no pare, e só. Afinal, aprendi a dirigir num 1.6 e depois quando peguei o 1.0, apanhei com gosto.
    Com relação a rotações, sei la viu. O motor foi feito pra girar. Sim foi. Já viu o conjunto Biela, Virabrequim, pistão, dos motores 1.0? Acho que a xícara de café com leite, com 250ml, é o mesmo que um pistão desses, pra você ver o tamanho. Virabrequim? Da pra andar com ele na bolsa, sem sentir muito peso. E as bielas, da pra palitar os dentes. De tão minusculos que são. Pode girar a vontade. Eu não curto muito a ideia, pois sempre tivemos carro rodados, desde 80k km, a 2~3 retifica. Ai eu naum curto muito a ideia de girar em motor cansado. pode ser que eu esteja errado. Outra, não quis dizer que você é irresponsável por causa das velocidades, claro, se tiver uma reta e não vier carro nenhum, é uma coisa. Mas tudo tem o risco né? Exemplo: 110 km/h na Fernão Dias. Cedo, de boa. Do nada passa um cachorro pela estrada. O parachoque foi embora e o cachorro também. Aqui, antes de colocarem radar, tem um túnel, mas feito, que deixou uma rebarba na pista. E teve gente que passava a 100~120 km/h, pegava a elevação e rodava. e morreu gente. Eu penso que não se deve temer o que possa acontecer, mas ter cuidado. Tipo, retão, ninguem. Eu prefiro andar de boa. Ouvindo um AC/DC Paulo Mode hehehe. E curtir a estrada. Tudo tem o risco, e se estoura um pneu? O risco é baixo, ok. Mas existe. Prefiro ficar quietinho...

    Abraços

    Agora concordo com quase tudo Wink

    Não sei se vc já reparou, mas muitas vezes vejo o pessoal dirigindo e com dó da RPM o carro mau começa a andar e já tá subindo marcha. Muitas vezes o motor vibra, vc sente até o carro todo vibrando pq o motor tá sofrendo para fazer o carro andar.

    Carros com motores maiores, 2.0 por ex, já observei que se vc trabalhar direitinho com a rotação o troço fica um foguete e não fica beberrão. Se andar de marcha alta e RPM muito baixa e deixar a TBI 100% ou quase toda aberta o motor suga quase que até o filtro de ar pra dentro.

    Já comparei o meu modo de dirigir com o do meu pai e o de um amigo meu quando eu tinha o Palio. O mais lento além de tempo maior desenvolvia o carro muito mau gastando muito mais tempo e tendo um consumo mais alto tbm.

    Quando ainda estávamos com o Monza fomos em BH e compramos um Astra 95 tbm 2.0 MPFI que por ser nais leve e ter uma injeção melhor teria que andar mais e ser mais econômico que o Monza, concorda???

    Então, saímos de BH e abasteci os 2 no mesmo posto para quando chegasse em Mariana eu Fazer a media dos 2. Além de poder para e esperar um tempo o cara que estava com o Astra pq ele colocava 5ª e pisava tudo mesmo numa subida para ganhar velocidade desde os 30~40 km/h sabe quais foram as medias andando quase junto pq eu não tinha paciência e andava na frente, dai parava depois e esperava o Astra me alcançar. Monza 14 km/l e o Astra 6 KM/l.

    Motores maiores as rotações são menores, no meu ex Palio a 110~120 km/h ele estava em torno de 4500 RPM, no Fiesta 1.6 nessa mesma RPM estou a 160 km/h, então mesmo andando devagar, andando juntos eu e vc, o seu motor vai ter que girar mais que o meu para podermos fazer o mesmo trajeto. Levando em consideração só a RPM, qual motor vai gastar mais, o meu ou o seu??? Qual vai desgastar mais, o meu ou o seu???

    Por isso que sou defensor de motores maiores tbm, eu mesmo queria era um Astra, mas estava osso demais achar um inteiro no valor que peguei meu Fiesta.

    O 1.0 costuma ganhar dos maiores só na cidade mesmo, mesmo assim depende do carro, do motorista, do transito e mais uma porrada de coisas.

    As pessoas não aprendem na auto escola a desenvolver o carro, esticar direito as marchas até pq é proibido pegar estrada com carro de auto escola, eu acho isso muito errado, mas... enfim, tem um amigo meu aqui que andou no Fiesta quando comprei. Ele não olha painel nem a pau. Ele mau arrancou e começou a subir marcha como se estivesse no Uno dele, vc sentia o carro querendo andar mas ele estava pisando no freio varias vezes e a RPM ficava abaixo da marcha lenta do carro. Isso estraga tanto o motor a longo prazo quanto arrebenta o sistema de ignição pq fica forçando mesmo e acaba pulando centelha fora do cabo.

    O ideal mesmo é trabalhar dentro da fixa de torque, nem muito baixa nem muito alta, mas com varias condições. Vai ultrapassar, o ideal no meu ponto de vista é potencia máxima pq quanto mais rápido for menor a chance de pintar um carro no sentido contrario e vc lá lado a lado disputando quem é mais lento Razz e se pintar vc ainda consegue passar sem problemas (tem muita coisa por trás disso, isso não é regra).

    No mais é isso.

    Abraço...
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Brenno G. Sousa 16/1/2013, 12:58

    O meu é complicado pq nem tem Conta Giros, ai é no ouvido, ou na velocidade mesmo...hehehe
    No Polo, só a 1ª que eu troco a 2500. As outras, 2000 rpm. No Palio 1.0 Economy, de 2ª a 40 km/h o ponteiro tava la no amarelo. Joguei 5ª e cai la embaixo, máxima economia. (Meu pai não conseguia de jeito nenhum fazer aquele ponteiro abaixar hahahah). Eu gosto do estilo progressivo. Ao invés de pisar, eu deixou o carro decidir se ele quer ir ou não..kkk Mas cada um tem um jeito de dirigir, aquele da o maior prazer. Abraços
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Convidad 16/1/2013, 14:58

    no manual de cada carro tem a velocidade de máxima economia para a 5ª marcha. só olhar lá.
    Hugo Sena
    Hugo Sena
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2985
    Data de inscrição : 16/06/2011
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Hugo Sena 16/1/2013, 15:41

    Exato Glauco....

    Conteúdo patrocinado


    Consumo do Fiesta - Página 32 Empty Re: Consumo do Fiesta

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 20/5/2024, 06:36