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    Barulho no motor usando gasolina

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    Barulho no motor usando gasolina Empty Barulho no motor usando gasolina

    Mensagem por italopeixoto 21/6/2011, 10:03

    Pessoal, bom dia.

    Tenho um Fiesta 2009 Flex, quando utilizo gasolina, o motor faz barulhos (tipo um "tec tec tec tec" parece que é pistão batendo) - normalmente - quando troco de 2ª para 3ª e de 3ª para 4ª. Quando estou na subida o barulho fica mais alto. O mecânico da Ford disse que isso acontece porque estou usando gasolina, pois os motores flex funcionam melhor com alcool (ou etanol).

    Alguém tem um problema semelhante?

    Abraço,

    Ítalo
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    Barulho no motor usando gasolina Empty Re: Barulho no motor usando gasolina

    Mensagem por Convidad 21/6/2011, 10:45

    Vamos lá em relação ao "barulho tec,tec" no seu carro... acho que pode ser tucho, no caso deve ta acontecendo alguma coisa que deva estar faltando lubrificação... ai "talvez" o porque desse barulho...É uma das causas possiveis que vejo, vc tá usando o óleo recomendado pelo manual ??? quando foi sua ultima troca de óleo ??? trocou o óleo com 10.000km ??? Vc trocou o filtro de combustivel, filtro de óleo e filtro de ar ??
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    Barulho no motor usando gasolina Empty Re: Barulho no motor usando gasolina

    Mensagem por italopeixoto 21/6/2011, 13:34

    Toreto escreveu:Vamos lá em relação ao "barulho tec,tec" no seu carro... acho que pode ser tucho, no caso deve ta acontecendo alguma coisa que deva estar faltando lubrificação... ai "talvez" o porque desse barulho...É uma das causas possiveis que vejo, vc tá usando o óleo recomendado pelo manual ??? quando foi sua ultima troca de óleo ??? trocou o óleo com 10.000km ??? Vc trocou o filtro de combustivel, filtro de óleo e filtro de ar ??

    Toreto, sim, realizei todas as trocas conforme manual, colocando no prazo e a marca recomendada pela montadora.

    Esse barulho teria alguma ligação com o uso do carro em giros muito altos?
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    Barulho no motor usando gasolina Empty Re: Barulho no motor usando gasolina

    Mensagem por Convidad 21/6/2011, 13:59

    Então pode ser o famoso Pistões Desafinados...rsrsrs
    Será que os tuchos estão demorando pra encher de óleo...bom pode ser isso também

    Bom alguns problemas...coxin , caixa de direção , catalisador solto

    o legal seria você postar um vídeo se possível...mais esse barulhos são frequentes em alta rotação...
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    Barulho no motor usando gasolina Empty Re: Barulho no motor usando gasolina

    Mensagem por italopeixoto 21/6/2011, 15:35

    Toreto, valeu pelas sugestões. Obrigado!
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    Barulho no motor usando gasolina Empty Re: Barulho no motor usando gasolina

    Mensagem por Convidad 21/6/2011, 15:40

    Opa...que isso...
    mais tentar postar um vídeo pra ver se conseguimos resolver
    seu problema
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    Barulho no motor usando gasolina Empty Re: Barulho no motor usando gasolina

    Mensagem por rodolfo9380 28/7/2011, 08:58

    Bom dia, espero que esta te ajude. O que o mecanico te disse é a pura realidade, os motores flex na verdade são motores a gasolina "adaptados" para usar alcool. Tente sempre fazer o seguinte:
    Quando for abastecer a gasolina, coloque sempre primeiro uns R$ 20,00 de alcool e depois complete com gasolina. No caso de abastecer com alcool, faça o contrário, R$ 20,00 de gasosa e complete com alcool. Espero ter ajudado, no meu caso resolveu o problema deste barulinho.
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    Barulho no motor usando gasolina Empty Re: Barulho no motor usando gasolina

    Mensagem por cristiano317 28/7/2011, 19:28

    E incrivel como todos os usuarios reclaman desse tec,tec nos motores rocam,mas em relacao a utilizacao de gazolina ou etanol e a primeira vez.pela minha pouca experiencia tudose resume aos seguintes motivos:Tensionador da corrente de comando ferrado,utilizacao do oleo 5W 30 em regioes do pais onde a temperatura ambiente ambiente e mais elevada,ou desgaste no eixo de comando.nesse caso onde o tec tec so aparece quando utiliza gasolina
    pode ser que esse motor ja tenha sido trocado os pistoes,e ao invez de colocar os pistoes flex clocaram os pistoes a gasolina,nesse caso o carro vai bater pino,por causa da taxa de comprecao que o cabecote flex e bem mais elevada que o cabecote a gasolina.oque e muito pouco provavel pois nesse caso a injecao eletronica corrigiria o ponto de iguinicao,mas tudo e possivel ne verdade?
    Meu carro hoje ele e flex da seguinte maneira,quando ele fundiu o motor coloquei pistoes,cabecote,bico injetor e bomba de combustivel flex e queimo alcool numa boa
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    Barulho no motor usando gasolina Empty Re: Barulho no motor usando gasolina

    Mensagem por raulflima 1/9/2011, 16:07

    rodolfo9380 escreveu:Bom dia, espero que esta te ajude. O que o mecanico te disse é a pura realidade, os motores flex na verdade são motores a gasolina "adaptados" para usar alcool. Tente sempre fazer o seguinte:
    Quando for abastecer a gasolina, coloque sempre primeiro uns R$ 20,00 de alcool e depois complete com gasolina. No caso de abastecer com alcool, faça o contrário, R$ 20,00 de gasosa e complete com alcool. Espero ter ajudado, no meu caso resolveu o problema deste barulinho.

    Eu tive o mesmo problema, comprei o meu em MAIO, ai dia que tava muito frio e eu enchi só com gasolina, ai apareceu esse barulho, eu fui direto para concessionária e mostrei para o mecanico, ele falou exatamento isso, que é um barulho por causa da combustão, que quando for colocar é sempre bom misturar um pouco, não abaster somente gasolina, misturar um pouco de alcool.

    Falow.
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    Mensagem por lvp_leo 2/4/2012, 03:32

    italopeixoto escreveu:Pessoal, bom dia.

    Tenho um Fiesta 2009 Flex, quando utilizo gasolina, o motor faz barulhos (tipo um "tec tec tec tec" parece que é pistão batendo) - normalmente - quando troco de 2ª para 3ª e de 3ª para 4ª. Quando estou na subida o barulho fica mais alto. O mecânico da Ford disse que isso acontece porque estou usando gasolina, pois os motores flex funcionam melhor com alcool (ou etanol).

    Alguém tem um problema semelhante?

    Abraço,

    Ítalo


    é meu camarada, sou novo no clube e li seu tópico.
    O meu fiesta é rocam 2011/2012 e apresentou esse barulho.
    O mecânico da css me disse para colocar um percentual maior de alcool e o impressionante é que o barulho sumiu depois de ter feiro isso.
    Ficamos refém do alcool agora.
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    Mensagem por alaus 2/4/2012, 21:21

    Tenho um 1.6 2010/2011 e também apresentou esse barulho quando abasteci com gasolina comum em um posto meio suspeito.
    Então enchi o tanque com uma gasolina aditivada em um posto BR de boa qualidade, e o problema praticamente desapareceu.
    Ainda não testei essa dica de misturar um % de etanol, mas já percebi que a qualidade do combustível faz diferença nesta questão.
    Pelo menos no meu caso fez.
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    Barulho no motor usando gasolina Empty Re: Barulho no motor usando gasolina

    Mensagem por torres89 3/4/2012, 02:30





    Infelizmente é um problema dos motores flex, mas eu já usei gasolina por muito tempo num fiesta 1.0 2008 e ele nunca grilou, ao mesmo tempo que já dirigi Celta não-flex e ele grilava direto
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    Barulho no motor usando gasolina Empty Re: Barulho no motor usando gasolina

    Mensagem por lvp_leo 3/4/2012, 06:38

    Na verdade não é um problema dos motores flex...

    é um problema do motor rocam flex !!!!
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    Mensagem por Koyothe 3/4/2012, 10:49

    lvp_leo escreveu:Na verdade não é um problema dos motores flex...

    é um problema do motor rocam flex !!!!

    Eu discordo que seja um problema do motor rocam, mas sim de nossa GASOLINA ou como diz o ADG "GASOLIXO", pois como os motores Flex possuem uma taxa de compressão mais alta, a gasolina que é vendida no Brasil é extremamante pobre de Octanagem, acaba acontecendo a prédetonação. Existe um tópico que o Toreto repassa uma comparação e explicação detalhada sobre a Gasolina x Alcool, demonstrando a baixa octanagem e o efeito dela nos motores atuais.

    Infelizmente os proprietarios de motores Flex terão que conviver com isso enquanto não existe uma gasolina decente no Brasil. O negocio é abastecer com Gasolina e adicionar uns 2 litro de Alcoolpara aumentar o numero de Octanas.

    Eu faço isso e resolve...

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    Mensagem por lvp_leo 4/4/2012, 20:26


    Pois é meus camaradas... nossa gasolina realmente é de baixa qualidade. O pior pois é sempre por motivos políticos e quem paga o pato é o povo para vairiar. Produtores de alcool e a industria do petróleo atropelam o direito do consumidor.
    O burguês como tem din din pode agora pagar a gasolina de qualidade que é o caso da Podium da Petrobras. Essa gasolina é ótima. Coloquei ela no tanque do meu fiesta e o bicho mudou radicalmente... O brabo que aqui no rio ela custa 4,00 dilmas.

    Com isso lanço um dilema e uma pergunta: Será que ainda é válido ter um carro flex ????? Será que esses projetos ainda vão ser sustentados pelas montadoras ???
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    Mensagem por Koyothe 4/4/2012, 20:51

    lvp_leo escreveu:
    Pois é meus camaradas... nossa gasolina realmente é de baixa qualidade. O pior pois é sempre por motivos políticos e quem paga o pato é o povo para vairiar. Produtores de alcool e a industria do petróleo atropelam o direito do consumidor.
    O burguês como tem din din pode agora pagar a gasolina de qualidade que é o caso da Podium da Petrobras. Essa gasolina é ótima. Coloquei ela no tanque do meu fiesta e o bicho mudou radicalmente... O brabo que aqui no rio ela custa 4,00 dilmas.

    Com isso lanço um dilema e uma pergunta: Será que ainda é válido ter um carro flex ????? Será que esses projetos ainda vão ser sustentados pelas montadoras ???


    Então amigo lvp_leo Vc chegou justamente no ponto que eu tenho pensado, será que tá valendo a pena um carro flex ?? Perca uns minutinhos e leia o texto abaixo, ele foi escrito no ano passado, então é bem atual:

    Quem precisa de carro flex?

    Em um mundo ecologicamente perfeito não haveria carros flex. Pensando bem, nesse mundo não haveria automóveis, mas vamos manter o pé na realidade e entender os prós e contras do carro flex. No Brasil, flex é o carro bicombustível que roda com álcool hidratado, com a gasolina nacional (que tem 25% de álcool) ou com a mistura em qualquer proporção desses dois combustíveis. Álcool e gasolina têm propriedades diferentes e cada um precisa de uma regulagem própria do motor para alcançar o melhor rendimento. Os carros flex fazem algumas regulagens automaticamente para se adaptar à mistura presente no tanque. A diferença mais importante em termos de regulagem, porém, é a taxa de compressão. Ela deve ser mais alta para o álcool, mas os carros flex não têm regulagem dinâmica da taxa de compressão do motor. Em vez disso, usam uma taxa intermediária fixa. A conseqüência é que o motor flex não fica na regulagem ideal nem para álcool, nem para gasolina e rende menos do que carros com motores mono combustível equivalentes. Só para exemplificar: a Saveiro total flex 1.6 faz 8,7 km/l com álcool. A Saveiro 1.6 a álcool de 1986 fazia 10,67 km/l. Parece piada, mas no Brasil tem carro velho rendendo mais do que carro novo cheio de tecnologia.


    Se o carro monocombustível é melhor em consumo e potência, por que os carros flex, vendidos desde 2003, fazem tanto sucesso? Quando o consumidor adquire um carro flex está pensando em duas coisas: abastecer sempre com álcool e ficar calçado caso haja um rebuliço no mercado e o álcool fique muito caro ou venha a faltar nas bombas. O motorista quer usar apenas álcool em seu carro flex, pois acha que vai economizar uma boa grana. Na maioria dos casos a economia acontece mesmo, mas não dá para ter certeza antes de fazer as contas. Nem sempre a diferença de preço entre álcool e gasolina está favorável. Além disso, é preciso considerar que um carro monocombustível renderia bem mais. Em alguns momentos, abastecer um flex com álcool sai mais caro do que abastecer um carro a gasolina equivalente, mas o consumidor nem percebe porque o cálculo é enjoado de fazer. Enfim, os brasileiros querem sempre abastecer com o combustível mais barato. Lei de Gerson. A indústria automobilística tem interesse no carro flex porque dessa forma oferece duas opções ao consumidor e investe em apenas um projeto. O país sai prejudicado, pois o consumo geral de combustíveis poderia cair mais de 10% caso a frota fosse apenas de carros mono combustíveis eficientes.

    Os carros flex se justificam em um país que está diversificando a sua matriz energética e ainda não conseguiu montar uma cadeia produtiva estável para seus combustíveis. Nos EUA, por exemplo, dos 170.000 postos existentes, em torno de 2.000 apenas oferecem álcool combustível. Lá, os carros flex fazem sentido, não para o consumidor economizar dinheiro, mas simplesmente para que consiga abastecer o carro. Nossa realidade é outra. Estamos evoluídos na questão dos bio combustíveis, produzimos mais álcool do que gasolina. Nossa aposta no álcool começou há mais de trinta anos. Aqui, combustível alternativo é a gasolina, o álcool está disponível em quase todos os postos e a indústria desse combustível é sólida. O mercado oscila, é verdade, mas será que nós que produzimos petróleo e álcool, precisamos do carro flex para regular os preços? Eu, que já tive vários carros 100% a álcool e nunca fiquei na mão mesmo nas manhãs frias de Curitiba, gostaria de vê-los novamente a venda. São mais econômicos, mais ecológicos, mais brasileiros.


    texto original: http://radames.manosso.nom.br/ambiental/transporte/quem-precisa-de-carro-flex/



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    Mensagem por cris.lindern 22/4/2012, 00:58

    Olha pessoal, vejo que muitos tem esse problema com os motores Zetec RoCam e RoCam, a resposta que mais tem aparecido em todo o tipo de tópico que pesquiso é pré ignição, devido a esses motores não serem preparados para uso flex, alternativa ratificada pela própria Ford, conforme consulta que fiz. Tenho um Fiesta 1.6 2009, nunca coloquei álcool, e o meu faz muito esse barulho em marcha lenta, em 2ª marcha e de 2ª para 3ª marcha, e é muito desagradável, consultei um professor de mecânica e ele me informou que pode ser falta de aterramento na central de injeção, o que pode ser resolvido de duas maneiras: trocando-se o módulo de injeção, o que seria praticamente inviável, ou fazendo um aterramento manual, ligando-se um fio terra do bloco do motor ao coletor do mesmo; ainda não testei a solução, assim que testar postarei um retorno.
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    Mensagem por Coltre 22/4/2012, 13:08

    Mais um motor flex com o mesmo problema.



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    Mensagem por Claudio Barbano Jr 26/4/2012, 18:05

    Esse cara é um renomado dono de oficina mecânica especializada em fiat, em MG/Betim, principalmente os Fivetech (Marea, Stillo Abarth)pq comprou um Novo Uno sabendo que o motor Fire foi apenas rebatizado para "Evo"??. Tomou na cabeça. Mas tudo isso é culpa da industria automobilistica que solta os carros com a taxa de compressão lá em cima, quando abastecidos com a nossa gasolina, batem pino. Linha VW é a mais crítica (Gol e Fox).
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    Barulho no motor usando gasolina Empty Re: Barulho no motor usando gasolina

    Mensagem por vitorcivil 29/4/2012, 22:51

    Koyothe escreveu:
    lvp_leo escreveu:Na verdade não é um problema dos motores flex...

    é um problema do motor rocam flex !!!!

    Eu discordo que seja um problema do motor rocam, mas sim de nossa GASOLINA ou como diz o ADG "GASOLIXO", pois como os motores Flex possuem uma taxa de compressão mais alta, a gasolina que é vendida no Brasil é extremamante pobre de Octanagem, acaba acontecendo a prédetonação. Existe um tópico que o Toreto repassa uma comparação e explicação detalhada sobre a Gasolina x Alcool, demonstrando a baixa octanagem e o efeito dela nos motores atuais.

    Infelizmente os proprietarios de motores Flex terão que conviver com isso enquanto não existe uma gasolina decente no Brasil. O negocio é abastecer com Gasolina e adicionar uns 2 litro de Alcoolpara aumentar o numero de Octanas.

    Eu faço isso e resolve...

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    Eu concordo com o colega Koyothe, o problema não é só dos Rocam... esse TEC TEC TEC é o famoso "bater pino"... meu Classic FLEX fazia isso, meu Agile FLEX fazia isso (e muito) e meu Fiesta Sedan faz isso... é um mal dos motores Flex que utilizam uma taxa de compressão intermediária pra aceitar os dois combustíveis, taxa essa que é fraca pro álcool e forte demais pra gasolina. Até por conta disso carro flex em geral é mais beberrão porque é menos eficiente que um motor de combustível único que tem a taxa de compressão exata pra aquele combustível.
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    Mensagem por Wellington Spegiorin 4/6/2012, 12:45

    Pessoal, boa tarde!!
    Estava com o mesmo problema com o meu carro (fiesta 1.6 12/12), levei ele na autorizada, tendo em vista a garantia, foi constatado um problema no cônico do escapamento, o que levava a fazer o barulho. Ainda, o chefe da oficina informou que, na semana passada, houve três trocas, ante a repetição do problema, parece ser defeito de fábrica. Troquei o meu na sexta feira e parou o barulho...... Tá o maior silêncio.
    Abraço.
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    Mensagem por alaus 4/6/2012, 13:04

    Wellington Spegiorin escreveu:Pessoal, boa tarde!!
    Estava com o mesmo problema com o meu carro (fiesta 1.6 12/12), levei ele na autorizada, tendo em vista a garantia, foi constatado um problema no cônico do escapamento, o que levava a fazer o barulho. Ainda, o chefe da oficina informou que, na semana passada, houve três trocas, ante a repetição do problema, parece ser defeito de fábrica. Troquei o meu na sexta feira e parou o barulho...... Tá o maior silêncio.
    Abraço.

    Alguem sabe explicar o que é e onde fica esse "cônico do escapamento" ?


    Obrigado.
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    Mensagem por Koyothe 4/6/2012, 13:52

    2, o que é esse tal de "conico do escapamento" ??
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    Mensagem por Sanroot 7/6/2012, 13:42

    Olá pessoal! Realmente a porcentagem de etanol na gasolina diminui, sendo necessário ao abastecer por 25% de etanol, ao total da quantidade de gasolina. Fazendo assim não aparecera mais o barulhinho! Tenho um Fiesta Rocam 2011 e também apresentou o barulhinho.
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    Mensagem por Hugo Sena 7/6/2012, 14:03

    Esse barulhinho é o de pré detonação no motor qdo se usa somente gasolina..o famoso bater pino!!!

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